sexta-feira, 19 de abril de 2013

Inflação estoura meta do governo em abril pressionada por domésticas e tomate

A inflação medida pelo IPCA-15 fechou abril em alta de 0,51%, acima do teto da meta do governo, com os preços de alimentos, principalmente o tomate, e os gastos com empregados domésticos exercendo os principais impactos individuais no indicador.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é uma espécie de prévia da inflação. Em 12 meses, a inflação é de 6,51%, abaixo dos 6,59% registrados pelo IPCA no final do mês passado, mas acima do teto da meta de inflação, que é de 6,5%.
O resultado acumulado no ano situou-se em 2,58%, bem acima da taxa de 1,87%, relativa ao mesmo período do ano passado.

Tomate segue 'incomodando'
Os preços de alimentos mais uma vez pressionaram o indicador. A alta de itens como tomate e cebola ganhou destaque na imprensa local nas últimas semanas, aumentando a pressão sobre o Banco Central para agir contra a subida nos preços.

Empregados domésticos
Segundo o IBGE, os custos com empregados domésticos, mesmo tendo desacelerado um pouco em relação ao mês passado, continuaram impactando na inflação (de 1,53% em março para 1,25% em abril).

Governo diz que vai reagir
A alta disseminada dos preços levou tanto BC quanto Ministério da Fazenda e a presidente Dilma Rousseff a enfatizarem que não deixarão os preços sair de controle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário