Morreu ontem (17), em Ilhéus, o bebê que aguardava uma vaga em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Enzo Guilherme Santos, de apenas um mês e 26 dias, sofria de uma doença no sangue e estava internado desde o mês passado na maternidade Santa Helena.
A família está abalada com o fato. Enzo nasceu prematuro no hospital Manoel Novaes, em Itabuna, onde chegou a ficar 10 dias na UTI Neonatal. O menino recebeu alta e, alguns dias depois, a saúde dele sofreu complicações. Foi levado para o hospital Geral Luiz Viana Filho, em Ilhéus. Lá, os médicos deram o diagnóstico: refluxo e pneumonia.
O estado de Enzo se agravava a cada dia e, no sábado (13), ele teve uma parada cardiorrespiratória. Hora depois, a equipe de médicos que cuidava do caso solicitou a transferência da criança para uma UTI neonatal, o que não tem no hospital mantido pelo estado.
Desesperada, a família ainda recorreu ao Ministério Público do Estado. Mas o pequeno Enzo não suportou a dolorosa demora e morreu na madrugada de quarta-feira. À Rede Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que a Bahia tem 286 leitos de UTI neonatal, sendo 171 do SUS e 115 particulares. Até a quinta-feira (18), todos os leitos estavam ocupados. A Sesab ainda disse que não tem previsão para aumento do número de leitos em todo o estado.
(Enzo enfrentou uma peregrinação para sobreviver, mas lhe faltou suporte médico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário