Terminou na manhã desta segunda-feira, em Itirapina, a 214 quilômetros de São Paulo, uma rebelião que deixou ao menos 2 mortos e que durou mais de 21 horas. Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a Tropa de Choque da Polícia Militar chegou à Penitenciária de Itirapina por volta das 6h e reiniciou as negociações. Por volta de 8h30, os primeiros dos 68 visitantes começaram a sair do presídio.
A rebelião começou por volta de 11h deste domingo, durante o horário de visita. Os mais de 60 visitantes, incluindo idosos e crianças, foram mantidos em poder dos amotinados. Dois detentos foram mortos durante o tumulto, em situação ainda não esclarecida.
Segundo a SAP, não é possível afirmar categoricamente se os visitantes eram mantidos reféns ou se estavam voluntariamente no presídio para garantir a integridade física dos detentos. De acordo com as primeiras informações, nenhum familiar foi ferido ou ameaçado.
Após a saída dos visitantes, a Polícia Militar entrou no presídio para reagrupar os detentos e revistar o local. A penitenciária tem capacidade para 210 presos, mas abriga atualmente 692. Por motivos de segurança, a SAP não divulgou as reivindicações dos amotinados. fonte(Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário