quinta-feira, 21 de março de 2013

Brasileirinho Notícias entrevista o Jovem Israel Cardoso‏

Quem acredita que política é coisa de adulto, engana-se. O jovem também pode - e deve - filiar-se a um partido político. Para mostrar como isso é possível, o Brasileirinho Notícias foi entrevistar a liderança jovem de Itabuna Israel Cardoso. Para Israel Cardoso, vice-presidente do PRTB, ex assessor do Vereador Milton Gramacho e atual assessor do vereador Ailson Sousa (PRTB) conta que sua entrada na política foi um “caminho natural”. “Desde pequeno me interessava por eleições, discursos. Sempre tive vontade de participar de forma ativa das coisas que dizem respeito a todos, do resgate da cidadania e da melhora da educação. Daí para a política foi um pulo”, conta. Em outubro de 2011 teve a honra de participar do Estágio de Visita da Câmara dos Deputados onde ficou 05 dias em Brasília conhecendo o processo legislativo onde fez visita ao Senado Federal e ao Supremo Tribunal Federal a convite do Deputado Federal Fábio Souto.

O DEM logo chamou a atenção de Cardoso, já que se tratava do partido que possuía a juventude mais participativa e democrática do país. “Após entrar no partido, descobri uma série de afinidades que me fizeram estreitar os laços e me interessar pela sua política partidária propriamente dita”, lembra com orgulho em destacar que o DEM foi o primeiro partido que se filiou. O jovem líder afirma que a legenda consegue representar “todas as suas aspirações”. “Eu me identifico muito mais com um partido liberal, que defende o livre mercado, as privatizações, impõe menos impostos e dá mais liberdade política e econômica. No meu entender, o DEM consegue representar tudo isso”, afirma.

Israel Cardoso conta, que busca abandonar a antiga ideia de que “juventude na política só serve para segurar bandeira, colar adesivos e animar comícios”. Segundo ele, aquele “velho discurso do tempo dos nossos avós, capitalismo x comunismo, esquerda x direita, não encanta mais a juventude” e, portanto, é preciso buscar alternativas para atrair o jovem. Além disso, o partido dá prioridade a temas como cultura e esporte e a projetos como a reforma universitária e o Primeiro Emprego. “Procuramos atrair o jovem não com discursos, teorias e doutrinas, mas principalmente com ações de responsabilidade social capazes de despertar a cidadania dos nossos jovens”,argumenta.


Brasileirinho Noticias: Qual a mensagem que a juventude transmitiria aos políticos mais experientes?

Israel Cardoso:  A juventude gostaria de dizer que na política é preciso mais do que renovar, é preciso inovar. Renovar é fazer de novo a mesma coisa, inovar é fazer diferente. Que o passado fique no passado, sem esquecer das lições que ele nos oferece. Queremos representar mais do que uma nova idade, mas especialmente novas ideias, mudar não apenas a cara dos políticos, mas a cara da política, com novos conceitos, tendências e práticas, sobretudo com ações baseadas em princípios e ética. Recuperar a credibilidade institucional é o grande desafio do Parlamento, e abrir um canal de diálogo com a sociedade civil organizada é a melhor forma de criar uma sintonia fina com os anseios do povo. Temos que chamar o cidadão para participar da democracia de forma cotidiana, não apenas de quatro em quatro anos.

Brasileirinho Noticias: E o interesse da juventude brasileira em geral pela política, como vc avalia?

Israel Cardoso:  Há um conceito difundido de que jovem não gosta de política. Não acredito nisso. O jovem adora política, gosta de participar quando se sente atraído, porém ocorre é que está decepcionado com o exemplo de muitos políticos que não honram a confiança do povo. O desencanto dos jovens não é com a política, mas com os políticos.

2 comentários:

  1. ISRAEL CARSOSO É NOVO É EXPERIENTE É DIFERENTE

    ResponderExcluir
  2. Parabéns israel você merece sim esta oportunidade, pois sempre fez um excelente trabalho junto com Milton Gramacho, e o vereador Aílson só tem a ganhar

    ResponderExcluir